Título: O mundo de Sofia.
Autor: Jostein Gaarder.
Editora: CIA das Letras.
Páginas: 547
Skoob
Onde Comprar: Saraiva / Amazon / Magazine Luiza



Sofia Amundsen é uma garota de 14 anos que começa a receber bilhetes e cartas em sua caixa de correios, mais tarde, um cão misterioso começa a levá-los para ela. Estes bilhetes foram escritos por um filosofo, que a princípio não se identifica, entretanto, mais tarde passa a assinar como Alberto.
Por ser uma garota curiosa, Sofia lê todos os bilhetes, e começa a indagar todos os temas abordados pelo filósofo, fazendo crescer uma vontade de aprender cada vez mais filosofia, e sobre a evolução dos pensamentos dos filósofos.
Alberto dá a Sofia muitas aulas de filosofia, onde, nós, leitores, também acabamos sendo alunos deste professor misterioso.
A estória do livro nós leva a história da filosofia, e pensamentos muito antigos dos primeiros filósofos conhecidos. Mas ela é alternada, entre a vida pessoal de Sofia, sua convivência com sua mãe, seus amigos de escola, suas avaiações e os bilhetes históricos.
A forma que o autor usa para ensinar ao leitor é bem didática, pois o personagem está ensinando uma garota com quase 15 anos de idade, não 20 ou 30 anos. Desta forma, fica bem fácil conseguir entender cada pensador. Entretanto, em certos momentos, nota-se que Sofia tem pensamentos bastante maduros para sua idade.
O livro nos surpreende após certo ponto da estória, nos levando a um dejavu dentro do próprio livro, creio que o autor bolou isso para continuar prendendo a atenção do leitor, tendo em vista a grande quantidade de páginas e que o livro possui muito conteúdo didático. Acredito que, se foi por este motivo, ele conseguiu o que queria, pois após essa “revelação” o livro passa a ficar muito mais intrigante.
Nota: 5


Deixe um comentário