Título: A dança dos dragões.
Autor: George RR Martin
Editora: LeYa
Páginas: 872
Skoob
Onde Comprar: Saraiva / Amazon / Submarino

Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?


Confesso que levei incríveis 8 meses para ler este livro! O quarto livro me desanimou bastante para continuar com a leitura da série, o terceiro livro foi tão movimentado e gostoso de ler que quando comecei a ler o quarto livro me desanimei muito! Li ele me arrastando, só terminei de teimosa! Queria saber o que aconteceria nessa história tão complexa.
Quando comecei o quinto livro, foi quase a mesma sensação, um tédio, um livro parado... até que quase na metade do livro me animei para ler e a leitura fluiu muito rápido! Li em um mês o resto do livro.
A Dança dos Dragões me surpreendeu muito! Existem tantas diferenças com a série! Eu me surpreendi com os acontecimento, com a inteligência de Tyrion Lannister, com a paciência e inteligência de Doran Martell, com a coragem de Daenerys Targaryen, com o amor de Cersei por seu filho e muito mais!
Existem personagens que sequer existem no livro, mas são extremamente importantes na história, principalmente Dorne! Dorne revela uma força que eu nem imaginei que teria, uma inteligência que me surpreendeu!
O destino de Tyrion também me surpreendeu, e sua inteligência o tirou de uma enrascada, e possível morte, nas mãos de traficantes de escravos.
Daenerys é uma personagem que mostra muita coragem e sabedoria, mesmo sendo apenas uma garotinha no livro (eu acho que neste momento do livro ela tem 15 ou 16 anos), sempre pensando “Se olhar para trás, estou perdida” ou “Sou do sangue do dragão”, essas frases fazem ela seguir em frente em situações que fariam muitas pessoas recuarem, como no fim do livro, quando esta perdida no Mar Dothraki.
Cersei sofreu na caminhada da vergonha, tudo isso para ficar com seu pequeno Tommen.
O livro nos apresenta muitas revelações e mostra grandes estratégias de personagens muito inteligentes.

Título: Caminhada.
Autora: Marli Watt
Editora: Univates
Paginas: 119
Onde Comprar: Saraiva 

Sinopse: Marli Watt, natural de Lajeado, RS, nascida em 1962, nos apresenta uma narrativa em prosa e verso de suas vivências.
A diversidade cultural se faz presenta de maneira vibrante pelos contrastes inusitados de suas experiências. Passou sua infância em uma região isolada do interior do Rio Grande do Sul, sua adolescência no mundo urbano e a fase adulta em Salvador, demonstrando a cultura diversificada dentro do Brasil.
Marli Terezinha Verruck Watt é licenciada em Letras Vernáculas pela UCSAL (1993). Reside em Salvador, BA, desde 1986, com sua família. Atualmente, é empresária no ramo de imóveis.



Ganhei este livro em um sorteio, mais ou menos no meio deste ano, eu costumo participar de todo sorteio que vejo por ai (de livros) e quando ganho qualquer um fico mega feliz! Mas existem sempre aqueles que queremos ganhar mais do que outros né?
O livro Caminhada, a principio não chamou muito minha atenção, quando chegou até minhas mãos, alguns meses mais tarde, vi que era uma autobiografia, e de uma pessoa que eu nem conhecia, e para piorar: Tinha poesia. Quem me conhece sabe que não gosto nada de poesia. Que coisa feia né? Criei o maior preconceito com o livro antes de ler, mas sou uma pessoa teimosa e comecei a ler o livro...
Logo no começo, o livro conseguiu minha atenção! Nasci na década de 90 e existem coisas que sinto muitas saudades! Brincadeiras de criança e conversas legais (que não envolvam celular ou tablet na mesa). Marli começou seu livro nos mostrando como era sua vida nas montanhas do Rio Grande do Sul, sendo uma descendente de Alemães na década de 60! Eu gostei muito de ler sobre sua infância, embora 3 décadas separem nossos nascimentos, me imaginei nas situações que ela passou!
A autora nos apresenta várias situações típicas do Rio Grande do Sul, e muitas delas que viram da Alemanha. De todas as comidas que li no livro, só tive a oportunidade de provar a Cuca! Ahaha e claro que o chimarrão (que achei parecido com chá)

“Na hora do almoço os pais de família preparavam um chorrasco coletivo, que era assado numa vala comprida. A carne era espetada em espetos de madeira verde, cortados nas capoeiras da comunidade. Muitos levavam de casa os acompanhamentos para o almoço, a fim de diminuir os custos, a exemplo do chucrute e da cuca”

Após ver que não cresceria muito onde nasceu, Marli corajosa resolveu ir embora, e foi ai que me prendi totalmente ao livro! Ainda uma menina, ela passou por diversas situações complicadas, morou na casa das pessoas de favor, viu várias coisas e situações acontecendo nestes lugares e foi se mudando... para a idade dela, era muito corajosa!

“Em 1977, com 14 anos, resolvi deixar aquela encantadora vila, que marcou minha adolescência. Mudei-me para a sede do município, Lajeado, a cinquenta quilômetros de distância. O objetivo era trabalhar durante o dia e estudar à noite”

Eu, com 14 anos nem sabia o que eu queria da minha da. 
O que Marli fez com 14 anos eu só fui fazer com 20, na faculdade, e ainda morando com minha mãe!
Além de toda a sua luta, Marli conta como era difícil se tratar de alguma doença em sua infância, narrou a morte de uma pessoa queria e inclusive problemas que ela mesmo teve ao se medicar para um problema que apareceu em sua via.
Levei um susto quando li que, por causa de um descuido, ela teve queimaduras no rosto todo, pois nem percebi isso vendo sua foto no livro.
Gostei de um concelho dado lá no finalzinho do livro também.

“Você percebe que viveu uma vida de ambulante e que seu nome poderia ser Peregrina. Que toda sua corrida pela busca do que é material foi esforço para alcançar o vento, pois da vida não se leva nada. E que a felicidade está nas coisas simples da vida, em momentos que desejamos que se tornassem eternos ao lado da família, dos amigos e de quem amamos verdadeiramente. Aí você se dá conta que aquele tempo em que você apenas sonhava era o melhor tempo e se pudesse você voltaria para abraçar mais um pouco a paz e a alegria que a vida no campo lhe proporcionava”.

E quanto aos poemas, são bem curtos e cada um fala um pouquinho do que foi narrado nas paginas anteriores, na verdade eu até gostei deles, achei interessante a expressão dos sentimentos.E para fechar com chave de ouro, Marli nos mostra que apesar de tudo, crê e confia em Deus. Creio que todos aqueles que “reclamam da vida” ou reclamam de Deus quando as coisas dão errado, deveriam ler o livro de Marli, que é a verdadeira caminhada para uma superação.



Título: Nunca Jamais
Autora: Collen Hoover
Editora: Galera Record
Paginas: 192
Onde Comprar: Amazon / Submarino

Sinopse: Charlie Wynwood e Silas Nash são melhores amigos desde pequenos. Mas, agora, são completos estranhos. O primeiro beijo, a primeira briga, o momento em que se apaixonaram... Toda recordação desapareceu. E nenhum dos dois tem ideia do que aconteceu e em quem podem confiar.
Charlie e Silas precisam trabalhar juntos para descobrir a verdade sobre o que aconteceu com eles e o porquê. Mas, quanto mais eles aprendem sobre quem eram, mais questionam o motivo pelo qual se juntaram no passado.


O começo do livro é extremamente confuso! Demorei muito tempo para sair do primeiro capítulo, não dava para compreender nada! Os personagens são apresentados para o leitor como se já fossem pessoas intimas, é como jogar você em uma festa ou uma reunião e pensar que você conhece todo mundo no lugar! Rsrs
Mas o livro é bastante intrigante, esse enigma que gira em torno do casal principal é me deixou mega curiosa para continuar lendo, mesmo sendo meio estranho no começo, a leitura fluiu super rápido a partir da metade do livro, e então foi fluindo até o final.
O livro também apresenta personagens secundários bem interessantes, e são bem importantes para os personagens principais, o que me fez ficar cativada por eles também.
Mas quando finalmente nos é apresentada alguma coisa, alguma pequena explicação sobre o motivo do esquecimento do casal... o livro acaba! Então uma grande dica para quem quer ler esse livro: Tenha o segundo livro em mãos! Se não você vai surtar!




Título: A fúria e a Aurora
Autora: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Paginas: 336
Onde Comprar: Saraiva / Livraria Cultura / Amazon

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.
Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.
Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.


Me lembro de ter visto muito esse livro nos instragrams literários que eu sigo! Era a maior propaganda dele em todo o lugar, o que me chamou atenção, fora que a capa do livro é lindíssima! E as fotos que as pessoas postavam também eram maravilhosas! Então finalmente decidi ler né...
Eu achei que o livro seria bastante clichê, o começo me deixou confusa, demorei para entender (já que não havia lido nada, nenhuma resenha nem nada, só as fotos mesmo kkk) eu fiquei perdida, mas eu até gosto de ficar assim lendo os livros, pois me fez raciocinar um pouco para poder compreender as coisas.
O livro conta uma história enigmática e bem intrigante, eu não gosto de triângulos amorosos, essa foi a parte que não achei legal, mas o triangulo não é clichê, por isso continuei lendo o livro... Mas parece que o livro acabou bem na hora que a ação mesmo ia acontecer... pois durante todo o livro não aconteceu nada de mais, nem sei como eu consegui ler, pois sou super chata em se tratando de livros parados e etc. Mas mesmo assim, gostei do livro e indico.


Título: A hora do lobisomem.
Autor: Stephen King
Editora: L&PM
Paginas: 128
Onde Comprar: Livraria Cultura / Amazon / Saraiva


Sinopse: A pacata cidade de Tarker's Mill tem sua rotina abalada por uma série de assassinatos cometidos por um lobisomem. Um garoto paralítico descobre quem encarna o monstro, mas conta apenas com a ajuda de sua turma de amigos para destruí-lo.

Conheci esse livro através de uma resenha que vi em um blog literário também, eu gosto muito de livros assim, com suspense e assassinato, acho legal quando o suspeito é alguém bem nada a ver, que ninguém imaginava que seria ele.
Mas esse livro deixou a desejar... os personagens poderiam não saber quem era o lobisomem, mas para os leitores dá para desconfiar quem é! Eu sou meio sem noção para descobrir as coisas, mas se EU consegui desconfiar quem era, imagine quem é bom com isso?
A resenha que postei no quadrado rosa, eu peguei do skoob, mas achei bem fraquinha, creio que poderia ter destacado por exemplo, o fato de cada capítulo se passar em um mês do ano... o livro acontece em um ano todo, e isso deixou a desejar também, pelo menos para mim, creio que poderiam haver mais detalhes na narrativa para enriquecer a obra, mas em vez disso a narrativa foi bem simples e objetiva.

Para quem esta começando a ler livros (qualquer tipo) o livro até que é bom, mas para quem esta acostumado com livros grandes e detalhistas, o livro é bem fraquinho.

Título: O lado feio do amor
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Paginas: 336
Skoob
Onde Comprar: Amazon / LivrariaCultura / Saraiva
Baixar: EPUB / PDF

Sinopse: Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. E o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo... apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita. Tate prometeu não se apaixonar. Mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.

 


Ao se mudar para o apartamento de seu irmão, Tate conhece Miles, um bêbado que estava encostado na porta de seu irmão e que aparece na vida de Tate dando bastante trabalho.
Mas, no desenrolar da história, Tate se interessa por Miles, um piloto lindo e gato e eles acabam se entregando ao desejo, mas escondidos do irmão de Tate, que é muito amigo de Miles. Eles se entregam ao desejo onde bem entendem e quando dá vontade, em locais diferentes e sempre escondidos.
Mas será que o desejo pode gerar amor?

- MINHA OPINIÃO –

O lado feio do amor realmente mostra o lado bem feio do amor.
Eu não gostei do livro, acho que a Tate se dispôs a algo que eu nunca estaria disposta na minha vida, fazer sexo sem sentimento algum e ainda ter que aceitar não perguntar nada sobre a vida do cara que esta sempre te vendo pelada! Achei super vulgar o relacionamento dos dois.
O enredo do Miles é bastante interessante, o que aconteceu com ele para ele ser um cara pau no cú pra caramba é legal, mas não justificou nem um pouco a pau-no-cuzisse dele, serio!
Não indico esse livro para ninguém, não vi romance nenhum, não vi história gostosa de ler... só sexo e tensão, mas é um sexo vulgar “romantizado” que me deixou até com ânsia de vômito, esperava mais da autora.
Não dei nenhuma estrela de tão ruim.

Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Paginas: 320
Onde Comprar: Submarino / Amazon / Saraiva / LivrariaCultura
Baixar: EPUB / PDF

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

 


Conta a estória de Lara Jean, uma adolescente descendente de coreanos que vive com seu pai e suas duas irmãs. Quando era mais nova, sua mãe levou um tombo e bateu a cabeça, mais tarde descobriram que essa queda foi grave a acabou levando sua mãe a morte.
Lara Jean tem o costume de escrever cartas de amor para os rapazes que ela já amou, isso mesmo, já amou, ou seja, são cartas de despedida que ela escreve para se sentir melhor por não ter dado certo o amor, seja platônico ou verdadeiro. Porém um dia um desses rapazes aparece com uma de suas cartas na mão, tentando entender o significado daquela carta, chocada, Lara Jean percebe mais tarde que seu esconderijo de cartas havia sido violado e todas as suas cartas haviam sumido! E pior, entre suas cartas estava uma para seu amor platônico de infância, o namorado de sua irmã.

- MINHA OPINIÃO -

Gostei muito do livro, é leve, tranquilo, uma leitura super rápida e nada cansativa. Eu estava com saudades de ler livros assim, que me levassem para uma atmosfera menos tensa (veja os livros que estou lendo que você vai entender!).

O desfecho da história me prendeu bastante, a cada capitulo eu queria saber mais o que aconteceria com a Lara Jean e os outros personagens, e apesar de tudo, gostei da união entre ela e suas irmãs! Creio que falta muito disso em alguns livros, há briga entre irmãos que ficam de cara fechada para sempre, e este livro trás um amor verdadeiro entre irmãs!

Título: Verdadeira Adoração
Autora: Ana Paula Valadão Bessa
Editora: Diante do Trono
Paginas: 172

Sinopse: Um livro evangélico que traz experiências e reflexões sobre o relacionamento com Deus. O livro Cristão “Verdadeira Adoração” traz em seu conteúdo mensagens que destacam como ter uma vida de Adoração. Para Ana Paula, os princípios bíblicos são imutáveis, norteiam a adoração que agrada a Deus e guardam os cristãos para não se perderem em meio às lutas. A Palavra de Deus é o que pode sustentar a nossa fé e orientar a nossa prática como adoradores de Jesus, hoje e para sempre. Os textos do livro são o ponto de partida de alguém que tem descoberto em seu dia-a-dia como viver na total dependência de Deus, adorando em qualquer situação.

 


O livro trás diversos ensinamentos para nós, o maior deles é: como ser um verdadeiro adorador? Será que a forma com que você adora a Deus esta correto? Será que você esta adorando a Deus ou esta apenas dizendo palavras da boca para fora?
Ana Paula Valadão nos leva a um nível mais alto, onde podemos discutir com nosso consciente se estamos adorando a Deus ou vivendo vazios (sem saber ou sabendo mesmo), cada um de nós tem uma vida diferente como Pai, não somos todos iguais em nossa vida espiritual, e este livro nos leva a entender nossas particularidades.
O livro não é focado no ministério de louvor, apesar de parecer, mas é muito importante para aqueles que louvam a Deus, seja no ministério, seja lá em baixo, nas cadeiras, cantando. O louvor é muito importante, será que você louva ou canta da boca para fora, ou se emociona apenas para mostrar para as pessoas a sua volta que você é “ungido”?

- MINHA OPINIÃO -

O livro é simplesmente perfeito, houveram momentos em que eu chorei muito lendo, fui tocada por Deus e Deus falou muito comigo, me ensinou, me sarou, me fez entender muitas coisas.
Há muitas coisas no livro que eu já havia lido em diversos livros, mas esse livro tem uma unção especial, um toque de Deus.

Eu sei que a Ana Paula Valadão ficou em saias justas quando expôs sua opinião a respeito de ideologia de gênero na internet, mas não se engane, ela só expôs o que esta na bíblia e as pessoas ficaram escandalizadas, até mesmo cristãos! Mas a salvação é individual não é? Não deixe que essa imagem borrada da autora te impeça de ler esse livro incrível! Leia! Você vai gostar!


Título: Na mala do imigrante.
Autora: Lígia Pereira Boldori
Editora: Chiado Editora
Paginas: 160
Onde Comprar: Chiado Editora

Sinopse: Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante.
Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente.
A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração! 
A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história.
Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história. A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante,“…de todos se fazem um e de um fazemos todos ”
Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experienciar.


Na mala do imigrante é um livro dividido em diversos “contos”, mas são contos com pessoas reais, que a autora decidiu manter a identidade deles em segredo.
Assim como o titulo do livro, cada história conta um pouco sobre a “mala” que carregamos, sejam eles sentimentos, vontades ou atitudes. E onde cada mala levou esses personagens.
Cada um têm uma identidade totalmente diferente, moram em lugares diferentes, vivem sonhos e vidas diferentes.  Por exemplo, um jogador de futebol dedicado que acaba se dando mal por causa do seu vicio nas drogas, perdendo tudo o que sonhou; um casal que buscava um apartamento em uma cidade no exterior e ao chegar ao local descobriram que na verdade compraram algo muito diferente; um filho que passou muito tempo sem falar com sua mãe e que vive na dúvida se volta ao Brasil para morar com ela, ou se fica para sempre no exterior; uma sobrinha que não sabe dizer não e acaba ajudando financeiramente parentes que sequer se recordam de seu aniversário.

- MINHA OPINIÃO -

Eu gostei muito do livro, particularmente eu gosto muito de livros com contos, pois não nos prendemos apenas em um ou dois personagens na mesma história, e sim em vários personagens em histórias diferentes, nesse caso nem personagens são, são pessoas de verdade!
Só não dei 5 estrelas pois achei meio cansativo as traduções feitas durante a leitura, o rodapé das paginas é cheio de traduções de palavras em inglês, espanhol e etc, mas tirando isso, o livro é ótimo e se a autora escrevesse mais um livro eu leria com certeza!